O Programa Universidade para Todos (PROUNI) oferece duas categorias de bolsas para graduação e sequenciais de formação específica em instituições de educação superior privadas:
- Bolsa integral: Destinada a estudantes que comprovem renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio.
- Bolsa parcial de 50%: Disponível para estudantes que comprovem renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até três salários mínimos.
A bolsa é válida pelo dobro do tempo de duração do curso escolhido. Por exemplo, um curso que tem duração de 4 anos, tem a bolsa estendida por até 8 anos. Ao concluir o curso, o estudante solicita o encerramento da bolsa. Portanto, se você precisar dar uma pausa nos estudos, ou reprovar alguma matéria, não é necessário se preocupar.
Além disso, o PROUNI tem vagas destinadas para candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas. Quem concorre na modalidade de cotas, disputa vagas somente com outros candidatos que também escolheram essa modalidade. Vale lembrar, que no ProUni a disputa por uma vaga se dá entre quem escolheu as mesmas opções de curso, faculdade, campus, turno e modalidade de concorrência.
E ainda, ao ingressar no programa, o estudante recebe o Manual do Bolsista PROUNI, que detalha seus direitos e deveres.