O Programa Universidade para Todos (PROUNI) é oferecido pelo governo federal brasileiro. Criado em 2004 tem o objetivo de conceder bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior a estudantes de baixa renda.

O programa é voltado para estudantes que tenham concluído o ensino médio na rede pública ou na rede privada, desde que na condição de bolsista integral. Também podem participar pessoas com deficiência e professores da rede pública de ensino, em exercício do magistério da educação básica e que estejam concorrendo a vagas em cursos de licenciatura.

Os benefícios do PROUNI são concedidos de acordo com a renda familiar e a classificação do estudante no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). As bolsas integrais cobrem 100% das mensalidades, enquanto as parciais cobrem 50%. Os estudantes selecionados escolhem entre cursos de graduação presenciais e a distância oferecidos pelas instituições participantes do programa.

O PROUNI tem contribuído significativamente para ampliar o acesso à educação superior no Brasil, especialmente entre estudantes de baixa renda, promovendo a inclusão social e reduzindo as desigualdades educacionais.